MEMÓRIAS DAS ESQUINAS DE UM CLUBE

Os Sonhos não envelhecem
Os sonhos não envelhecem – Histórias do Clube da Esquina, Márcio Borges (Editora Geração Editorial; São Paulo; 3º edição; 358 páginas, 1996). Tudo começou em torno de uma grande amizade. Como, quase tudo, envolto por encantos de magia. Ano 1963, estréia em Belo Horizonte o filme “Jules et Jim”, do diretor francês Francois Truffaut. Dois amigos ao saírem do cinema, e ainda sob forte impacto do filme, descobrem algo maior que a amizade existente entre eles, iniciam uma carreira brilhante.
Eram noites cercadas por batidas de limão, música, poesias e sonhos. Muitos sonhos. Jovens contestadores que imaginavam mudar o mundo. Sobre estes sonhos cerca-se a obra do letrista, publicitário e poeta Márcio Borges. O livro não é centrado apenas na vida e obra da coluna principal do movimento Clube da Esquina, Milton Nascimento, mas narra as histórias de sucessos, fracassos e embaraços das vidas comuns de todos os integrantes.
Durante a leitura conversamos com o livro, como se fossemos participantes da história. Escrita de forma sensível e única, Márcio Borges vai narrando sem obedecer ordem cronológica, pequenas histórias de jovens comuns que viriam conquistar seu espaço ao sol. Narra o encontro entre Lô Borges e Milton Nascimento, de como algumas obras primas da música popular brasileira nasceram, entre outros divertidos acontecimentos de uma forma peculiar e sublime.
Paralelamente o livro atravessa a trajetória política do Brasil, desde o golpe militar de 1964 até início dos anos 80. Narrando acontecimentos que misturam a vida artística e política dos integrantes do movimento. Mas, mergulha em histórias abaixo de toda esta movimentação, histórias simples como o amor de Paula e Bebeto, que Caetano Veloso insistiu em colocar a letra na música do Milton Nascimento, das aventuras cinematográficas do autor, algumas histórias de amor, surgimento de canções em estradas de terra, músicas para um jipe, ou da morte da Elis Regina em uma passagem recheada de saudade e lágrimas. Misturando sensibilidade e indignação retratou fielmente o momento histórico vivido.
De repente Milton Nascimento mostrava ao mundo os encantos de Minas Gerais. No quarto dos homens da família Borges, e misturando jazz, rock progressivo, bossa nova e samba, um bando de meninos criam uma sonoridade única, impar. Neste quarto, na esquina desta casa, em cada coração dos integrantes que este livro se projeta em resgatar lembranças destes dias de censuras, repressão, Beatles, esperança e sonhos. Narra a história de uma geração que viveu para a arte, e dela embalaram o coração de muitas vidas.
Os sonhos não envelhecem – Memórias do Clube da Esquina. Leia o livro, ouça os discos e entregue-se aos momentos nostálgicos desta obra. Livro para ter na estante, e reler com calma, embalado pelas texturas que o som das Gerais traz. Em um horizonte perdido o mundo conheceu todas as emoções contidas no carro de boi, no trem mineiro, nos tambores de minas, e no coração de homens. Aqui, o que se chamava homem, também se chamava sonhos… E os sonhos não envelhecem.

Valor: R$ 33,00 (em média)

Anúncios

1 Response to “MEMÓRIAS DAS ESQUINAS DE UM CLUBE”


  1. 1 Christiana Jobim novembro 2, 2007 às 8:47 pm

    Ola
    Procuro esse livro ha tempo mas nao encontro em lugar algum. Minha mae ate ja falou com alguem proximo do Marcio,e disse q ele proprio so possue uma copia. Se souber de alguem q esteja vendendo o livro, por favor escrever para cricrijobim@yahoo.com

    Um abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




abril 2007
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Categorias

Acesso número:

  • 124,523 Páginas vistas.

%d blogueiros gostam disto: