NUJJOR: ENCONTRO COM AUDÁLIO DANTAS – 02/07/2007

É, chegou ao fim. Fica em nossas mentes a sensação de dever cumprido, o aprendizado adquirido, compartilhado, além de renovadas esperanças e projeções para o futuro. Depois de quase dois meses de reuniões, planos, idéias, nomes, debates, escolhas…, finalmente foi realizado o nosso projeto de um debate paralelo ao Intercom. Realmente paralelo, tanto que nem constava na relação de atividades do evento.

Tivemos a presença ilustríssima do Audálio Dantas, para quem não o conhece, é importante lembrar que se trata de um dos melhores jornalistas que nosso país já teve, foi repórter da saudosa Revista Realidade. Além disso, Audálio era o presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP quando Wladimir Herzog foi assassinado nos porões da Ditadura. Neste cenário, teríamos a idéia de como seria o encontro.

Mas, foi muito melhor que poderíamos imaginar. Além da simpatia e do tato para lidar com as pessoas, o Audálio Dantas deu uma aula de empenho jornalístico e de ânimo para os mais jovens. Com uma capacidade ímpar de acumular a sabedoria dos anos com a vontade, gana e determinação dos mais jovens, Audálio mostrou mais vitalidade em mudar o jornalismo atual que muitos estudantes que conheço.

Outras surpresas cercaram a data. A primeira de todas foi a presença do jornalista Carlos Conde. Uma semana antes, no projeto “Papo de botequim” (encontro com jovens jornalistas com uma figura importante [jornalista, artista, intelectual], com o propósito de conversar sobre a profissão), Conde conversou por mais de quatro horas. Entre histórias, injeções de ânimo e doses de simpatia com modéstia, intimistamente, Conde nos contou sobre seus planos de futuro. Ao vê-lo entrar, minutos antes do início do evento, senti (e creio que todos os envolvidos sentiram) uma serenidade típica dos que fazem a coisa certa.

Aos poucos, alguns professores (os mais apaixonados, envolvidos e incentivadores de ações por parte dos alunos) foram chegando. Neste instante, tive (novamente, creio que tivemos) a sensação que algo bárbaro estava a acontecer. Aconteceu. O debate ocorreu de forma brilhante. Mas um bate-papo que uma forma hierárquica de mesas de discussões. Polêmicas foram levantadas e discutidas com seriedade e profundidade. Visões antagônicas depositadas com bases teóricas de todos os lados. Quem ganhou com isso? Todos os presentes.

Tive esta resposta nos momentos seguintes, nos sorrisos de quem participou. Professores vieram nos parabenizar pelo “sucesso” do evento. Mas nem tudo correu tão bem assim. Tivemos alguns problemas. Poucos estudantes interessados em ir ao evento. Tínhamos o Intercom acontecendo ao mesmo tempo, em outros campi. Depois, nas atividades culturais, a trupe Teatro do Pé teve um problema com um instrumento músicas essencial para o espetáculo. Foram pessoalmente nos dar a notícia, e de forma ética comprometeram-se em participar conosco em outros eventos. O guitarrista Mauro Hector, competentíssimo, manteve os presentes na companhia de boa música.

Com o saldo positivo deste evento, e a experiência adquirida, temos, agora, que continuar com o nosso trabalho sério e reflexivo. Levantar nossas bandeiras e sonhos. Caminhar com mais empenho em nossos projetos, e, com isso, realizarmos o que propomos desde a criação (desde antes da oficializaçãol) do núcleo que era a formação de jornalistas críticos, em uma sociedade mais reflexiva e justa. Utopia? Costumo chamar de vontade de mudar o mundo. Se não for possível o mundo todo, mudaremos o mundo que está próximo de nossos braços. Não sei vocês, mas tenho coragem e vontade suficiente para abraçar o mundo todo.

Anúncios

4 Responses to “NUJJOR: ENCONTRO COM AUDÁLIO DANTAS – 02/07/2007”


  1. 1 suenia setembro 5, 2007 às 5:29 pm

    parabens edu cada dia que passa seu talento para o jornalismo aumenta hein….
    mais um belissimo artigo guri…
    beijao… se cuide… ateé mais….

  2. 2 Mari setembro 5, 2007 às 5:33 pm

    Nossa edu, amei! mto bommm, eu qria ter ido mto, mas não deu msmo, e dpois q li teu texto, deu mais vontade ainda!!
    só achei (melhor, acredito hauhauhua) q vc poderia ter contado mais sobre os detalhes da reunião, o q realmente foi discutido, mas acho q é pra deixar de propósito na curiosidade né? rsrs
    foi mais a mágica do encontro. entendo. mas é aqle tipo de texto q vc lê e nem percebe q acabou, corridíssmo e limpo. adorei!
    bjoo

  3. 3 Márcio R. Garoni setembro 5, 2007 às 6:56 pm

    Foi muito bacana mesmo. Só quem foi pra saber. Paralelo ao Intercom, certamente foi melhor que muito dos encontros do congresso. Vida longa ao Nujjor!

  4. 4 Gabi setembro 7, 2007 às 3:04 am

    Perdiii Audálio Dantas…nem acredito…
    Mas sua “cobertura” compensa hehe..adorei
    Beijo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




setembro 2007
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Categorias

Acesso número:

  • 124,995 Páginas vistas.

%d blogueiros gostam disto: